Nova fábrica de açúcar começa a funcionar em Outubro

33

Uma fábrica de produção de açúcar vai entrar em funcionamento em Outubro próximo no distrito de Chemba, aumentando para três o número de açucareiras a operar na província de Sofala, região central de Moçambique, informou o administrador distrital.

 

João Geral Patrício disse que a fábrica, um investimento sul-africano, irá ter uma capacidade instalada para produzir 50 toneladas de açúcar por dia, sendo a matéria-prima a cana-de-açúcar que irá ser produzida numa área irrigada com cerca de 2500 hectares.

 

Daquela área, cerca de 1000 hectares serão explorados directamente pelos investidores e os restantes 1500 hectares por duas cooperativas agrícolas que integram 250 membros cada uma, de acordo com o matutino Notícias, de Maputo.

 

O administrador distrital adiantou que a entrada em funcionamento desta fábrica, a terceira depois da Companhia de Sena, em Marromeu, e da Açucareira de Mafambisse, no Dondo, deverá vir a ter um impacto directo na vida dos 93 mil habitantes do distrito, que tem uma área de 4832 quilómetros quadrados.

 

João Geral Patrício mencionou como benefícios iniciais a criação de emprego, abastecimento de água potável, construção de salas de aula e formação de jovens, além das acções de formação directamente relacionadas com a plantação e tratamento da cana-de-açúcar.

 

O distrito de Chemba dista 565 quilómetros da cidade da Beira, a capital provincial de Sofala. (Macauhub)

Gostaríamos muito de ouvir a sua opinião...

Comentários

Casual 728x90