José Eduardo deixa presidência de Angola depois de 37 anos

341
Presidente de Angola

O Presidente angolano José Eduardo dos Santos não é candidato às eleições presidenciais de 2017 e deverá deixar o cargo, 37 anos depois de ter sido indicado para dirigir o Movimento Popular de Libertação de Angola-MPLA em substituição de Agostinho Neto.

De acordo com o ‘Expresso’, José Eduardo dos Santos reafirmou esta quarta-feira que deixará de ser Presidente até finais de Setembro do próximo ano.

O chefe de Estado já anunciou várias vezes a intenção de se recandidatar mas, desta vez, já deixou por escrito o nome do seu sucessor designado. Será o actual ministro da defesa, João Lourenço.

Assim, em 2018, chegará ao fim a carreira política de mais de 50 anos de José Eduardo dos Santos. Até lá deverá manter-se na liderança do MPLA. Este será o principal assunto em cima da mesa na reunião do Comité Central do MPLA, que está prevista para esta sexta-feira.

Na última reunião das figuras centrais do partido governamental, José Eduardo dos Santos já tinha feito saber que “não voltará a ser candidato do MPLA às eleições de 2017”.

Em causa estarão, para além de níveis de popularidade muito baixos e forte onda de contestação à figura do Presidente, a saúde desgastada e débil de José Eduardo dos Santos.

Folha de Maputo

Gostaríamos muito de ouvir a sua opinião...

Comentários

Casual 728x90

Deixe uma resposta